26/11/2020
Projeto Educando pelos Caminhos do Patrimônio segue com oficinas e atividades práticas
Curso de capacitação em Patrimônio Cultural, Inventário de Conhecimento Participativo e Oficina de Sensibilização em Referências Culturais estão entre as ações do projeto.O projeto Educando pelos Caminhos do Patrimônio iniciou suas atividades teóricas em outubro com os módulos de capacitação em patrimônio cultural de professores, alunos e comunidade, todos com inscrições prévias. Até o momento aconteceram três módulos. O primeiro em 17 de outubro, com a professora arquiteta Angelina Wittmann. Ela abordou aspectos arquitetônicos e históricos da técnica construtiva enxaimel e seu uso no âmbito da imigração e colonização alemã no sul do Brasil. O debate sobre os temas foi mediado pela professora arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira. O módulo II, no dia 26 de outubro, abordou a relação entre paisagem e patrimônio cultural, no âmbito das colônias alemãs no Estado do Rio Grande do Sul. A palestra foi ministrada pelo arquiteto urbanista Jorge Stocker Júnior e teve como debatedor o arquiteto do IPHAN Vladmir Stello. O módulo III, no dia 23 de novembro, abordou a experiência pedagógica vivenciada e construída na rede de ensino municipal e estadual do Município de Picada Café, coordenado pela historiadora Ângela Sperb. Na oportunidade, comunidade, alunos e professores puderam construir conceitos relativos a patrimônio cultural, reconstruindo a compreensão de turismo, a cooperação e ajuda mútua e a cidadania. A mediação foi da historiadora Josiane Mallmann e como debatedoras estiveram presentes as professoras Patrícia Hansen e Neusa Morschel Weber.
O quarto módulo de capacitação é nessa segunda-feira, dia 30. Ele abordará a metodologia dos “Inventários Participativos”, instrumento de educação patrimonial desenvolvido no âmbito do IPHAN. Neste instrumento, a comunidade é considerada protagonista para inventariar, descrever, classificar e definir o que lhe discerne e lhe afeta como patrimônio, numa construção dialógica do conhecimento acerca de seu patrimônio cultural. A atividade terá como palestrante a historiadora Josiane Mallmann e o debatedor será o historiador Cristiano Enrique de Brum.
PRÁTICA - Em função da pandemia, os movimentos até agora realizados se deram de forma virtual. Na sequência, acontecerão atividades práticas que obrigatoriamente terão a interação pessoal, mas sempre com o respeito a todos os protocolos. A primeira atividade será o começar do Inventário Participativo. Alunos das Escolas Municipais 25 de Julho e Santa Joana Francisca iniciarão as atividades no dia 1º de dezembro, com saídas de campo nos dias 2 e 3, buscando conhecer e entender a paisagem cultural do município. O dia 4 será para compilar as informações e organizá-las em fichas de inventários, conforme modelos do IPHAN.
OFICINA - Nos dias 09 e 11 de dezembro, das 14h30min às 16h30min, no auditório da Escola 25 de Julho, será realizado a oficina de sensibilização com o tema Referências Culturais e suas Aplicações, ofertada para artesões locais e interessados. A oficina será ministrada pela artista plástica Ariadne Decker. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feiras com Ingrid Arandt junto à Prefeitura. O projeto terá uma pequena pausa no período de férias escolares, mas será retomado em 2021, logo após o retorno dos estudantes.
O projeto “Picada Café: Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural” é uma ação da Prefeitura Municipal de Picada Café, conta com financiamento do Pró-cultura RS através do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do RS, Secretaria de Estado da Cultura.