11/02/2021

Capacitação em Patrimônio Cultural realiza últimos módulos

Com o tema Educação Patrimonial II, a última etapa do curso apresentou as palestras “Projetar, Impressionar e Trabalhar em Conjunto” e “Ações que geram reações - Trajetória de Picada Café.

O projeto Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural segue movimentando a comunidade através de diferentes ações dentro de um cronograma bem estruturado.

As atividades de capacitação previstas no projeto e que envolviam uma oficina de sensibilização em referências culturais e suas aplicações, voltada a artesãos, e um curso de qualificação dos professores (foto) foram concluídas nesta semana, com a realização do último módulo do Curso de Capacitação em Patrimônio Cultural.

Com o tema Educação Patrimonial II, a última etapa do curso apresentou as palestras “Projetar, Impressionar e Trabalhar em Conjunto” e “Ações que geram reações - Trajetória de Picada Café, ministradas pela historiadora Josiane Mallmann e pela pedagoga Patrícia Rosina Hansen, nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Luana Khodja, que faz a gestão cultural e produção executiva do projeto, explica que com a conclusão desta etapa, o projeto ruma para as suas ações finais, que contemplam uma Roda de Memória e a realização de um grande evento final para a comunidade escolar da rede de ensino de Picada Café, onde serão apresentadas todas as ações resultantes do projeto, entre elas o lançamento de um livro de colorir com ilustrações da paisagem cultural do município e um site sobre educação patrimonial.

O projeto “Picada Café - Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural” desenvolve-se a partir da realização de dois eixos de atuação: a capacitação em Patrimônio Cultural e a realização de um inventário de conhecimento participativo do patrimônio cultural local. A proposta visa resgatar a trajetória do município em Educação Patrimonial, promovendo um novo despertar: o reconhecimento e a valorização dos bens culturais e, assim, possibilitar sua apropriação, salvaguarda e preservação.

Contemplado no Edital de Concurso “FAC Educação Patrimonial”, Picada Café - Educando pelos Caminhos do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura Municipal de Picada Café com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura - Sedac, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais - Pró-cultura RS.